26.5.08

SECRETÁRIO CAVAGNINI SÓ DÁ "BOLA FORA". TROCA ELE PIVATTO. AINDA HÁ TEMPO.

150.01.2008.002317-0/000000-000 - nº ordem 931/2008 - Medida Cautelar (em geral) - SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS X SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS - Vistos. Trata-se de Ação Cautelar proposta pelo SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS em face da SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS visando a suspensão da realização da eleição para Corregedor da Guarda Municipal deste município, prevista para o dia 05 de Maio de 2008, sob o argumento da inexistência de critérios para sua realização. Manifestação do Ministério Público a fl s. 71/73 pelo deferimento da liminar. Razão assiste ao autor. Conforme bem salienta o Ministério Público a eleição do Corregedor da Guarda Municipal somente poderia ser realizada mediante prévia estipulação do procedimento a ser utilizado, devendo diversos fatores serem estipulados previamente e, conforme todo ato administrativo, ter assegurada a devida publicidade. Sem dúvida alguma, o descumprimento de tais normas, causaria danos irreparáveis à administração. Assim sendo defiro a liminar para determinar, por ora, a suspensão da eleição para Corregedor da Guarda Municipal deste município. Cumprida a liminar, cite-se com as advertências de praxe. Int. - ADV PATRICIA TAVARES MASSON OAB/SP 171256

DIREITO DOS CIDADÃOS AO ACESSO DE INFORMAÇÕES É IGNORADO.

Novamente uma nova obra que sequer tem placa publicitária informando aos cidadãos Cosmopolenses sobre o valor da mesma, bem como empreiteira contratada, prazo de entrega e engenheiro responsável, bem como a divulgação do projeto e quais serão as benfeitorias a serem executadas no local. Este é o jeito petista de governar.

25.5.08

COSMÓPOLIS NÃO TEM NADA MAIS IMPORTANTE PARA COMPRAR DO QUE ESTE BRINQUEDINHO ELETRÔNICO?

Não tem como deixar de falar do Secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini. Agora está torrando o dinheiro do povo neste brinquedinho eletrônico que em nada contribui com a segurança do trânsito. Ideal mesmo para os "boys" que estão tirando racha. Quando o cronômetro zera eles aceleram em alta rotação e saem cantando o pneu, criando mais insegurança no caótico trânsito sob a responsabilidade de Cavagnini. E fica a pergunta: Em Cosmópolis não tem nada mais importante para ser adquirido com dinheiro público do que esses brinquedinhos eletrônicos?
E aproveitando a mesma foto, fica outra pergunta: O ex-presidente do clube, agora comissionado da Prefeitura Walber Kowalesky, não autorizou a venda do enorme terreno que você vê na foto, de propriedade do clube, alegando para os sócios de que no local seria construído um HIPERMERCADO onde seria gerado centenas de empregos??? Interessante não é mesmo? Os sócios ficaram sem o belo patrimônio e excelente área de lazer dentro da cidade e os Cosmopolenses sem as centenas de vagas de empregos. No local pelo que se observa nas fotos está sendo construído um condomínio fechado. Mas condomínio fechado que se preza não é fora do centro urbano numa área de muito verde e sem poluição ambiental e sonora??? Ah! sim. Estamos em Cosmópolis...Chic no úrtimo! Há inclusive quem chegou a ingressar na justiça naquela época, pois era totalmente contrário a venda deste belo patrimônio. E ai? Click na foto e tire suas próprias conclusões.

24.5.08

O PEDROSO ALÉM DE NÃO CUIDAR DO IDOSO NÃO TEM DÓ DO DINHEIRO DO POVO.

QUE VERGONHA!
Ex-presidente terá que devolver dinheiro
Claudete Campos - Cosmópolis
O ex-presidente da Câmara de Cosmópolis José Pedroso da Silva (PTB) terá de devolver a verba de representação de presidente que recebeu além do subsídio de vereador, em 2006. A decisão é dos conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Róbson Marinho, Fúlvio Julião Biazzi e Renato Martins Costa, em sessão da 2ª Câmara, dia 29 de abril. A publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu quinta-feira. O atual presidente, Renato Trevenzoli (PTB), deverá providenciar o ressarcimento dos valores com acréscimos no prazo de 30 dias. Pedroso vai recorrer da decisão do TCE.
Consta no relatório da fiscalização que a verba indenizatória de 100% além do subsídio paga ao ex-presidente contribuiu para ultrapassar o limite máximo de gasto da Câmara com agente político. O teto é de 40% da remuneração dos deputados estaduais.
Procurado pela reportagem, Pedroso disse que ainda cabe recurso da decisão do tribunal e alegou que não houve irregularidades nas suas contas. Ele não dispunha dos valores que teria que devolver. Depois do trânsito em julgado no tribunal e se a devolução não for cumprida dentro do prazo e informada ao TCE, os autos podem ser encaminhados ao Ministério Público e à prefeitura

CASO PEDROSO: VEJA DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.

Câmara Municipal: Cosmópolis.
Exercício: 2006.
Presidente da Câmara: José Pedroso da Silva.
Acompanham: TC-001411/126/06 e TC-001411/326/06 e
Expedientes: TC-013896/026/07 e TC-013897/026/07.
Pelo voto dos Conselheiros Robson Marinho, Relator, Fulvio Julião Biazzi, Presidente, e Renato Martins Costa, a E. Câmara, pela razão exposta no voto do Relator, juntado aos autos, com base no artigo 33, inciso III, da Lei Complementar n.º 709/93, decidiu julgar irregulares as contas da Câmara Municipal de Cosmópolis, exercício de 2006, exceção feita aos atos pendentes de apreciação por este Tribunal. Determinou, outrossim, seja notificado o atual Presidente do
Legislativo para que providencie o ressarcimento, pelo responsável, no prazo de 30 (trinta) dias, dos valores correspondentes à remuneração que recebeu a maior, no montante apurado a fls. 100 do presente processado, com os devidos acréscimos legais até a data do efetivo recolhimento. Após o trânsito em julgado e transcorrido o prazo fixado sem que este Tribunal seja informado sobre a efetivação da medida adotada, cópias dos autos serão remetidas ao Ministério Público e ao Senhor Prefeito, para as providências cabíveis.
TC-001971/026/06

EM 2005 NÃO FOI DIFERENTE. TREM DA ALEGRIA.

Câmara Municipal: Cosmópolis.
Exercício: 2005.
Presidente da Câmara: José Pedroso da Silva.
Períodos: (01-01-05 a 09-10-05) e (25-10-05 a 31-12-05).
Substituto Legal: Vice-Presidente – Renato Trevenzolli.
Período: (10-10-05 a 24-10-05).
Acompanham: TC-000958/126/05 e TC-000958/326/05 e
Expedientes: TC-035811/026/07, TC-035812/026/07 e TC-
002270/002/05.
Pelo voto dos Conselheiros Cláudio Ferraz de Alvarenga, Relator, Eduardo Bittencourt Carvalho, Presidente, e Edgard Camargo Rodrigues, a E. Câmara, diante do exposto no voto do Relator,
juntado aos autos, nos termos do artigo 33, inciso III, “b”, da Lei Complementar nº 709/93, decidiu julgar irregulares as contas da Câmara Municipal de Cosmópolis, exercício de 2005, exceção feita aos atos pendentes de apreciação por este Tribunal, Decidiu, ainda, com Fundamento no artigo 104, II, da Lei Complementar nº 709/93, aplicar ao Responsável pelas contas, Sr. José Pedroso da Silva, pena de multa, cujo valor, considerando a natureza da infração e o porte do Município, foi fixado no equivalente monetário de 300 UFESPs (trezentas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que deverá ser recolhida em 30 (trinta) dias do trânsito
em julgado desta decisão. Determinou, por fim, transitada em julgado a presente decisão,
seja notificado o atual Presidente da Câmara para, no prazo de 30 (trinta) dias, providenciar o ressarcimento: pelo Sr. Presidente da Câmara, das quantias pagas a título de convênio médico, da verba de gratificação paga ao Diretor Superintendente da Câmara por executar
trabalhos de técnico contábil e da quantia por ele próprio recebida em excesso a título de subsídios; pelo Sr. Vice-Presidente, da quantia recebida em excesso a título de subsídios, durante o exercício, em substituição da Presidência. Decorrido o prazo marcado sem que seja
comprovado o ressarcimento, cópias de peças dos autos serão remetidas ao Sr. Prefeito e ao Ministério Público, para as providências cabíveis.
TC-001118/026/05

23.5.08

O LIXÃO CONTINUA DEGRADANDO ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.


O solo e as águas subterrâneas continuam contaminados. E o pior é que o chorume tóxico está indo para as águas da GRUTA que por sua vez acaba desaguando no RIO JAGUARI. Um verdadeiro dano ambiental. O lixão de Cosmópolis recebeu o ano passado a pior nota atribuída pela Cetesb, ou seja, 2.1 por não ter estrutura nem licenciamento aprovado pelo Órgão Ambiental. Em resumo: a preocupação é com a contaminação que já se encontra instalada na área, especialmente na área de preservação ambiental.

22.5.08

NENHUMA GRANDE OBRA NA CIDADE E SÓ 5% DE AUMENTO. VERGONHOSO!

Funcionalismo terá reajuste de 5% nos salários
Claudete Campos - Cosmópolis
Os 1,4 mil servidores municipais de Cosmópolis terão 5% de aumento salarial a partir de 1º de junho para reposição das perdas salariais nos últimos 12 meses. O valor corresponde apenas ao repasse da inflação do período. Mesmo contrariados, cerca de 140 servidores aprovaram o percentual proposto pelo prefeito José Pivatto (PT), em assembléia realizada anteontem às 18h. Antes, às 14h, o Sindicato dos Servidores havia se reunido com o prefeito para discutir a proposta. O projeto de lei ainda será encaminhado à Câmara para aprovação.
“A gente esperava um pouco mais”, disse o coordenador de Finanças do sindicato, André Fabiano Landucci. A categoria reivindicava 9,78% equivalente ao IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado), mas o prefeito apresentou outros índices inflacionários calculados por diferentes institutos. Ainda alegou não ter condições de conceder reajuste maior por causa das limitações orçamentárias.
Segundo Landucci, a defasagem da categoria chega a 68,34% desde 1997. Isso porque a categoria ficou seis anos sem reajuste, de 1997 a 2000 e nos dois primeiros anos na gestão anterior de Pivatto, em 2001 e 2002.

18.5.08

SEGURANÇA DE COSMÓPOLIS ESTÁ DESESPERADORA. E OS VEREDORES O QUE TEM A VER COM ISSO?











Com o passar dos anos que vemos como está cada dia pior a segurança em nossa cidade. Mas temos de destacar a atuação de todos, digo, todos os vereadores nesse trabalho.
Por base vamos transcrever uma matéroa do jornal Todo Dia de Americana

Coluna FOGO CRUZADO - Jornal TodoDia – Americana – 03/11/2005.
Da Redação

OPOSIÇÃO: Ao que parece, o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PT), conquistou os seis vereadores que declararam oposição à administração no começo do ano. Os vereadores, mesmo diante dos problemas de falta de segurança no município, não apresentam requerimento sobre a falta de investimentos no setor. Moradores da cidade estão revoltados com o descaso de "representantes do povo" e prometem reagir com protestos por mais segurança.
fogocruzado@tododia.com.br

17.5.08

REEMBOLSO DOS ESTUDANTES. E AI SENHOR VIAMONTE, JÁ ENTROU COM RECURSO AO STJ OU AO STF?

Leia com atenção a decisão sobre a Lei dos Estudantes. Resta saber se o Diretor de Assuntos Jurídicos da Câmara Municipal, Geraldo Viamonte, e o Presidente da Câmara Renato Trevenzolli que são muito amigos do Prefeito Pivatto, ingressaram ou vão ingressar com Recurso ao Superior Tribunal de Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal para reverter a decisão sobre a ação impetrada pelo Prefeito Pivatto, para que a questão do reembolso que o Pivatto não quer pagar aos estudantes seja definitivamente resolvida. Estamos de olho!
Detalhes do andamento do Processo Nº 150.666.0/9-00 no TJ/SP - http://www.tj.sp.gov.br/
JULGARAM PROCEDENTE A ACAO.
EVENTUAL RECURSO SE AO STJ: CUSTAS R$100,00 - SE AO STF: CUSTAS R$110,28 -
E ai? Houve recurso em prol dos pobres estudantes desta cidade??? A população e os estudantes querem saber como fica essa situação. Faculdades e Escolas Técnicas o Prefeito Pivatto e os 9 vereadores não tiveram competência nem influência política para trazer para a cidade e ainda os estudantes terão que serem penalizados mais uma vez?

E O REEMBOLSO AOS ESTUDANTES? COMO FICOU ESSA HISTÓRIA? ESTÃO QUIETINHOS NÉ???




Temos dois vereadores professores da rede de ensino de Cosmópolis, o Tidinho e o Prof. Jorge com poderes em mãos confiados pelo povo, principalmente pelos estudantes para representa-los, no entanto vemos o grêmio estudantil que é dos estudantes, abandonado, o festival de incineração de livros, problemas de vagas nas escolas etc. Os professores vereadores sequer demonstraram forças para fazer o prefeito restituir o que é devido e de direito garantidos por lei aos estudantes, ou seja, o reembolso escolar. Será mesmo que esses dois professores sabem do poder quem tem?. Se sabem, porque não defendem os estudantes?

Cosmópolis a pior nota da região no ranking do índice de desempenho ambiental(IDA) da região metropolitana de campinas

Vejam como o Prefeito José Pivatto se preocupa com o meio ambiente em nossa cidade.

É vergonhoso saber que nossa cidade está sempre em último lugar nas pesquisas; quando se refere ao meio ambiente!!!


Jaguariúna lidera ranking de proteção ao meio ambiente


Os municípios de Jaguariúna, Indaiatuba e Campinas são os três primeiros colocados, nessa ordem, no ranking do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Relatório inédito coordenado por uma comissão de três vereadores da Câmara Municipal de Campinas, com a participação de técnicos, traz o diagnóstico ambiental das 19 cidades.

O objetivo do trabalho é medir o nível de preocupação que as cidades têm com as questões ambientais e servir de instrumento para o estabelecimento de políticas públicas em favor da preservação do meio ambiente.

Com notas de zero a dez em cada item, a primeira colocada recebeu 6,87, seguida da segunda, com 6,25, e por Campinas, com 5,47, numa clara demonstração de que muito ainda terá de ser realizado na região na preservação ambiental. As três cidades da RMC pior avaliadas são Cosmópolis (14º), Pedreira (13º) e Monte Mor (12º). As demais, algumas delas empatadas, receberam notas que ficam entre 5,06 (Valinhos, Vinhedo e Holambra) e 4,02 (Paulínia).

O IDA é dividido em três grupos: recursos hídricos e poluição atmosférica (A); de destinação dos resíduos sólidos urbanos (B) e preservação de áreas verdes (C).

Cada um desses itens tem subdivisões, onde são atribuídas notas de zero a dez, dependendo de como cada categoria é tratada no município. O item distribuição de água tratada recebe nota dez quando toda a cidade recebe essa água. De 75% a 99%, a nota é 7,5; de 50% a 74% recebe nota 5 e índices abaixo de 50%, é zero. Itens como afastamento de esgoto domiciliar, tratamento de esgoto e poluição atmosférica entram na composição do IDA.

A primeira colocada no ranking - Jaguariúna - tem notas elevadas no que tange à qualidade da água e do ar. O município, de apenas 36,8 mil habitantes, obteve nota máxima em dois quesitos em que se subdivide o índice: o da qualidade de distribuição de água tratada para o consumo humano e o da poluição atmosférica, medida pelo Índice Geral de Qualidade de Ar em estações móveis operadas pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) ou outros órgãos de igual capacitação técnica.

Em dois outros itens ainda referentes ao grupo A - do tratamento de esgoto domiciliar e da reciclagem de resíduos urbanos domiciliares, a cidade obteve nota 7,5 em cada um. Na avaliação dos sete itens que compõem o grupo B, Jaguariúna obteve três notas dez referentes à coleta de resíduos sólidos urbanos domésticos (RSUD), à coleta e tratamento de resíduos hospitalares e à destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

As piores notas da campeã no ranking - três zeros - são do mesmo grupo B, em reciclagem de resíduos urbanos domiciliares; em compostagem de resíduos RSU (inclui aparas e galharias), em reciclagem de entulho de construção e em tratamento de resíduos industriais. Os zeros não significam que ela não tenha nenhuma dessas preocupações; mostra apenas que o índice está abaixo de 50%.

No grupo C, a nota mais baixa foi 5, que avalia a capacidade do município em gerenciar e preservar a recuperação de matas ciliares. Nos demais três itens do grupo - quantidade de áreas verdes (em metros quadrados) por habitante, concentração de parques municipais urbanizados e arborização urbana ela obteve 7,5 em cada.

Ranking das notas do IDA por cidade

1 Jaguariúna 6,87
2 Indaiatuba 6,25
3 Campinas 5,47
4 Valinhos/Vinhedo/Holambra 5,06
5 Artur Nogueira/Engenheiro Coelho/Itatiba 4,86
6 Nova Odessa 4,58
7 Sumaré 4,44
8 Santa Bárbara D´Oeste 4,37
9 Santo Antonio de Posse 4,23
10 Americana 4,16
11 Hortolândia/Paulínia 4,02
12 Monte Mor 3,95
13 Pedreira 3,67
14 Cosmópolis 3,47

Campinas

Em terceiro lugar no ranking e com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas saiu-se melhor no grupo A, em que recebeu um dez em poluição atmosférica, dois 7,5 em distribuição de água tratada para o consumo humano e tratamento de esgoto domiciliar e nota 5 em tratamento de esgoto domiciliar, o que significa que o índice apurado está entre 50% e 74% do total.

No grupo B, de resíduos sólidos, Campinas ganhou três notas dez, um cinco e três zeros. As notas mais baixas da sede metropolitana da RMC mostram os itens em que ela mais deixa a desejar, concentrados na reciclagem de resíduos sólidos urbanos domiciliares; reciclagem de entulho de construção e no tratamento de resíduos industriais.

Ainda no grupo B, Campinas recebeu nota 5 em compostagem de RSU o que significa que a qualidade de destinação e reaproveitamento de matérias orgânicas como adubo orgânico para agricultura e paisagismo está entre apenas 10% e 19% do total. Nos demais itens do grupo B, a cidade teve três notas 10: em limpeza urbana, coleta e tratamento de lixo hospitalar e destinação correta dos resíduos sólidos gerados no âmbito do município.

No grupo C, que agrupa quatro itens de preservação de áreas verdes, Campinas também fica devendo nas questões de recomposição das matas ciliares e quantidade de áreas verdes, dois itens em que obteve zero. Os mais bem avaliados dizem respeito à concentração de parques municipais urbanizados, com nota 5. Em arborização urbana, a cidade recebeu 7,5, o que mostra que o município tem uma área arborizada equivalente a um índice entre 50% a 99% do total.


Fonte: Cosmo On Line

15.5.08

CANCELA ELETRÔNICA MOSTRA QUE PEDROSO NÃO TEM DÓ DO DINHEIRO DO POVO




Munícipe Contribuinte!
Você concorda em pagar quase R$ 4 mil por essa cancela eletrônica acima, sendo que a Câmara Municipal tem guarda patrimonial 24 horas por dia?
Pois é, se concorda ou não, você já pagou por ela. O PEDROSO QUE NÃO TEM DÓ DO DINHEIRO DO POVO, comprou essa cancela eletrônica para garantir a segurança dos veículos dos funcionários da câmara e dos vereadores, incrível como ele se preocupa com a segurança de onde já existe segurança 24 horas por dia, mas e o resto da população que pagou pela cancela eletrônica como fica?
Agora pense e responda: Havia mesmo necessidade de se gastar quase R$ 4 mil por uma cancela eletrônica, tendo vigilância 24 horas por dia na Câmara?
Esse é o respeito que o PEDROSO QUE NÃO CUIDA DO DINHEIRO DO POVO tem com o dinheiro público. Merece continuar como vereador, merece sua confiança? Pois é pense bem, pois quem não respeita o dinheiro público não respeita você contribuinte.


Editado Por: Ednaldo Luiz Lima - MTb / SP / 34592 DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS PELA LEI Nº 9.610/98 - controleremoto@hotmail.com

VIVA COSMÓPOLIS !

Emplacamento pode demorar 2 meses
EPTV Campinas
Publicidade

Emplacar um carro ou moto em Cosmópolis pode demorar até dois meses. A empresa responsável pela fabricação das placas para os veículos está limitando a entrega porque não estaria conseguindo cumprir o contrato. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ela pode ser multada ou ter o contrato cancelado. A Polícia Civil deve pedir para a Polícia Militar analisar cada caso de motorista sem placa. Preocupados com multas e até a apreensão do veículo, os motoristas acabam pagando um valor ainda maior para ter a placa especial, que custa cerca de R$ 50. É o que fez a vendedora Silvana Rodrigues Roth, que comprou duas motos. Ela teve que pagar R$ 80 a mais para ter as placas dos veículos. Em três dias ela recebeu as placas. “Tudo o que você paga é mais rápido”, disse. Andar com um carro sem placas é infração gravíssima e a multa é de R$ 192. O motorista ainda perde sete pontos na carteira de motorista e o veículo é apreendido.A taxa de R$ 57,29 todos os motoristas pagam com direito a uma placa comum, de latão, que há mais de dois meses não chega na cidade. A de alumínio é opcional, custa cerca de R$ 50 e vem de vários fabricantes. A EPTV tentou contato com a empresa responsável pela produção de placas para todo o Estado, mas ninguém da Cordeiro Lopes foi encontrado para comentar o assunto.

ESTUDO FEITO PELA UNICAMP CAUSA PREOCUPAÇÃO NAS CIDADES DA REGIÃO.

Jaguari: Captação pode ficar inviável em 10 anos
Autor: Henry Villela - Fonte: JORNAL DE LIMEIRA
Avaliação é dada por estudo feito pela Unicamp
Uma das principais fontes de abastecimento de Limeira, o Rio Jaguari pode ter o fornecimento de água comprometido dentro de dez anos. Isso é o que mostra uma pesquisa preliminar feita por professores e alunos do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset/Unicamp) de Limeira. O levantamento faz parte de um pacote de 19 projetos que foram aprovados e apresentados no 10º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, que aconteceu no Rio Grande do Sul. Esta primeira etapa do estudo levou cerca de um ano, e, segundo os professores, foi suficiente para constatar que há sérios problemas tanto em sedimentos (no fundo do ribeirão) como na água. "O que já podemos afirmar é que há pontos de toxidade crônica no ribeirão, o que podem comprometer todo o ecossistema e a qualidade da água a longo prazo", explica a professora e orientadora dos projetos Cassiana Maria Reganhan Coneglian. Segundo ela, se programas para despoluição não forem intensificados, assim como criação de matas ciliares ao longo do Jaguari, o tratamento ficará inviável no futuro, impossibilitando a coleta de água. "Nossa próxima etapa no projeto é identificar o que está causando a poluição e assim encaminhar a situação para a Secretaria de Agricultura", afirma a pesquisadora, que adianta que toda a pesquisa deve ser concluída em dois anos.Os efeitos do ar na água também foram pesquisados. O biólogo Gilberto Almeida - que também participou dos projetos - diz que o número de partículas inaláveis em Limeira é diluído na água, o que pode causar doenças graves, devido ao grande volume de partículas. "A poluição do ar causa problemas também na água, o que prejudica a cadeia alimentar e gera uma crise em todo o ecossistema. Uma pessoa comendo um peixe contaminado ou bebendo a água pode contrair até mesmo o câncer", afirma. Almeida defende que a maior parte da poluição causada por partículas inaláveis em Limeira é causada pelos automóveis, mas que eventos - como poluição de indústrias e a queima da cana - também têm ajudado a intensificar esse tipo de poluição. "O fato é que se nada for feito, o abastecimento de Limeira corre sérios riscos a longo prazo. Existe, por exemplo, até mesmo a possibilidade de o Jaguari se tornar um Rio Piracicaba no futuro", aponta. APRESENTAÇÃO Os projetos elaborados pelos professores e alunos da Unicamp foram selecionados entre os 60 melhores trabalhos - de um universo de 500 - apresentados por universidades do Brasil e até de outro países no 10º Congresso de Ecotoxicologia. "Isso significa reconhecimento e também que estamos no caminho certo com nossas pesquisas", diz uma das pesquisadoras, a tecnóloga em Saneamento Ádria Caloto de Oliveira. A implantação do projeto contou também com a ajuda do professor Abílio Lopez de Oliveira Neto, que faleceu no ano passado. Todos os testes foram feitos no Laboratório de Ecotoxicologia Aquática e Limnológica (LEAL) do Ceset/Unicamp. No local, são cultivados diversos organismos aquáticos e terrestres para a utilização de pesquisas, onde é possível analisar o efeito tóxico das substâncias químicas e dos agentes físicos na água sobre os organismos vivos, verificando assim o histórico e as perspectiva de rios e ribeirões.

14.5.08

VEJA QUE SESSÃO MAIS IMPRODUTIVA OS NOVE VEREADORES REALIZARAM.

Uma vergonha. Assim pode ser chamado as últimas sessões da Câmara Municipal de Cosmópolis. Sob a presidência do vereador Renato Trevenzolli, não se poderia esperar muita coisa mesmo. Leia atentamente a ata da sessão e veja que nada de tão produtivo para a cidade e para os moradores foi discutido. É exatamente por isso que o povo cansou destes vereadores que ai estão e nem comparece mais nas sessões da Câmara. O vereador Renato Trevenzolli se contenta com um papel chamado requerimento e só porque enviou um destes para o Prefeito questionando sobre a conduta dos Guardas Municipais acha que está tudo resolvido. Oras, já deveria ter convocado o Prefeito, Secretário de Segurança, Diretor da Guarda para irem à Câmara Municipal dar explicações aos vereadores. Talvez não fez isso porque os vereadores são omissos também. VERGONHA! FORA JÁ! TODOS. Nenhum dos 9 vereadores merece o seu voto. Fique atento nas próximas eleições.

13.5.08

VOCÊ ACREDITA NISSO QUE ESTÁ NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE COSMÓPOLIS?

Formação
Todos os integrantes da Gurda Municipal passam por curso de Especialização Profissional, sendo submetidos a aulas teóricas e práticas ministrados por profissionais as área, ex.: Academia da Guarda Municipal de Campinas - Ruyrillo de Magalhães, utilizada na atualidade para formação de nossos profissionais. Materias como Noções de Direito, Armamento e Tiro, Defesa Civil, Defesa Pessoal, Instrução Policial, Educação Moral e Cívica, Ordem Unida, Primeiros Socorros e Trânsito são matérias que devem compor obrigatoriamente o currículo de nossos Guardas.
Nos vídeos que estão na "youtube" e pelo que divulgou a grande mídia, você concluiu pela real existência do que está escrito acima??? Não tiveram competência nem pra escrever corretamente o nome da Corporação, quanto mais o que você lê acima. Se o Pivatto não tirar o Cavagnini, a Gurda vai tirar. Quem dá mais???

JORNAL "LARANJA" DO PREFEITO NÃO DÁ IBOPE. VEJA PORQUÊ.


9.5.08

CAVAGNINI FUGIU DA IMPRENSA, MAIS DEVE MUITAS EXPLICAÇÕES.

Muito se tem questionado sobre atuação dos agentes de vigilância como guardas municipais. Há notícias de supostas irregularidades neste sentido. E ainda há questionamento sobre supostas alterações de funcionais, especialmente de inspetores da GM. Pedimos que o nobre vereador e Presidente da Câmara Municipal, Sr. Renato Trevenzolli, que está disposto a apurar as irregularidades da Guarda Municipal de Cosmópolis, que também verifique essas duas questões. Pelo que se observa o Secretário de Segurança Pública Municipal, Carlos Alberto Cavagnini, que fugiu da imprensa no dia que estiveram aqui na cidade, deve muitas explicações, tanto para a população quanto para os próprios vereadores que estão dispostos a apurar a fundo todos esses novos fatos que estão vindo à tona e ganhando enorme repercussão.
"...Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito..."

7.5.08

SE O PIVATTO FOSSE UM PREFEITO SÉRIO JÁ TERIA EXONERADO O CAVAGNINI.

Nesses 16 anos de governo a cidade de Cosmópolis só apareceu na grande mídia graças a fatos negativos. Nunca a cidade foi tão zombada de norte a sul deste país. Não é de hoje que a ONG AQUÁRIUS vem alertando que o Secretário Cavagnini não é a pessoa mais indicada para ocupar a função de Secretário de Segurança Pública Municipal. Falta conhecimento técnico e agora mais do que nunca, falta bril na cara para se auto demitir tamanho é o estrago provocado por sua IMPERÍCIA e pior que isto, por sua NEGLIGÊNCIA e OMISSÃO, pois ainda que pouco entendesse da área de Segurança Pública, jamais deveria ficar realizando atividades paralelas na loja de ferramentas, conforme fartamente denunciado pela ONG AQUÁRIUS e enquanto os Guardas Municipais, todos sem exceção, jogados a própria sorte, sem apoio, sem salário digno, sem treinamento, sem armamento adequado, correndo risco de vida com armas obsoletas que na hora que mais se precisa, como mostrou o vídeo, acabou por falhar. A situação é gravíssima. E ainda que o Senhor Prefeito Pivatto não queira admitir, a situação só tende a se complicar, pois toda a corporação está revoltada com o comandante e Secretário Cavagnini e certamente episódios mais desagradáveis ainda poderão ocorrer. Diante de todo o episódio o Secretário Cavagnini não tem mais autoridade e nem moral para comandar a Guarda Municipal de Cosmópolis. É um desperdício de dinheiro público pagar a ele R$ 3.500,00 por mês pelos péssimos resultados apresentados e pior que isto é saber que inevitavelmente até o dia 31.12.2008, se ele continuar a situação só se agravará, pois é unanimidade entre os integrantes da Corporação quanto de toda a população a sua imediata exoneração ou auto-demissão. Cosmópolis é a 4ª cidade mais violenta da Região Metropolitana de Campinas e definitivamente a segurança pública municipal não pode ficar sob o comando de pessoa tão incompetente administrativamente na pasta que ocupa quanto é o Senhor Carlos Alberto Cavagnini. Agora é com os próprios Guardas Municipais. Os seus colegas da cidade de Paulínia recentemente desafiaram comandante, prefeito e foram a luta pelos seus ideais e direitos. Já passou da hora de fazer valer aquele velho ditado popular: "A união faz a força". Mobilizem-se. Articulem-se. Se o Cavagnini não se demitir, demitam-o. Protestem! Chamem a atenção da grande mídia para os problemas que afligem silenciosamente cada um de vocês. Chamem a atenção da população pois será ela a mais prejudicada com a ineficiência do Secretário e com o descaso e autoritarismo do Prefeito. Pensem nisto! Além do que este governo está mais do que desmoralizado e vai passar. E vocês continuarão! Vamos todos MARCHAR e dar MEIA VOLTA e um basta neste secretário incompetente que só está pensando no salário de R$ 3.500,00 que leva todo mês da população, nos "bicos" que faz na loja de ferramentas e nada mais.

INCOMPETÊNCIA DO SECRETÁRIO CAVAGNINI VAI GANHANDO A REPERCUSSÃO QUE MERECE.

http://eptv.globo.com/busca/buscaavancada_interna.asp?id=211814&publicar=06/05/2008%2015:11:00

DESPREPARO DO SECRETÁRIO CAVAGNINI VAI GANHANDO A REPERCUSSÃO QUE MERECE.

Assista a reportagem no G1.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL456141-5605,00-VIDEO+MOSTRA+GUARDAS+MUNICIPAIS+BRINCANDO+COM+ARMAS.html

DESPREPARO DO SECRETÁRIO CAVAGNINI VAI GANHANDO A REPERCUSSÃO QUE MERECE.

Assista ao vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM824462-7823-VIDEO+NA+INTERNET+VIRA+ESCANDALO+EM+COSMOPOLIS,00.html

6.5.08

VÍDEO DA GUARDA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS É MULTIPLICADO NA INTERNET.

Um novo vídeo, supostamente postado por alguém que se identificou como sendo da cidade de Paulínia/SP, sobre a GM de Cosmópolis está na YOU TUBE. Esse novo vídeo está com desenho e tudo e ainda diz: ISSO NÃO É SER GUARDA MUNICIPAL. ISSO É SER MOLEQUE.

DESPREPARO DO SECRETÁRIO CAVAGNINI VAI GANHANDO A REPERCUSSÃO QUE MERECE.







Aproveite ainda para ver a reportagem feita pela EPTV acessando o link abaixo e escolhendo JORNAL REGIONAL 1ª EDIÇÃO na data de 06 de Maio de 2008 e o assunto relacionado a POLÊMICA GUARDA do lado direito. http://eptv.globo.com/emc/

DESPREPARO DO SECRETÁRIO CAVAGNINI VAI GANHANDO A REPERCUSSÃO QUE MERECE.








O SBT também esteve na cidade para se inteirar dos fatos. A população também foi ouvida e houve até uma senhora que dúvida que os problemas parem nisso. Ela acredita que tem muito mais irregularidades que virão à tona, que não foram mostradas no vídeo que está na YOU TUBE. E ela não está errada mesmo! De fato tem várias outras irregularidades como a ausência da OUVIDORIA. Falta de uma CORREGEDORIA. Porte de arma concedido pela Polícia Federal ou Comando do Exército entre outros aspéctos. O que importa é que a população vai tomando ciência do péssimo trabalho desenvolvido pelo Secretário Cavagnini que diga-se de passagem não é técnico na área de segurança e sim um simples palpiteiro de plantão especializado em parafusos, porcas e arruelas. FORA JÁ!
Nota: O Secretário de Segurança Pública Estadual e o Diretor da Polícia Federal, entre outras autoridades competentes, já foram convidados a verem o vídeo na YOU TUBE, com expresso pedido para responsabilizar quem deixou essas armas de fogo de grosso calibre nas mãos dos GMs não habilitados, como mostra o vídeo. Se um cidadão comum é flagrado com uma arma dessas e ainda mais não legalizada e com o devido porte concedido pela Polícia Federal é preso na hora. A LEI É IGUAL PARA TODOS. E mais, continuem acompanhando que essas reportagens serão destaque a nível nacional.

5.5.08

ALAGOAS - MACEIO PRESTIGIA COSMÓPOLIS GRAÇAS AO INCOMPETENTE SECRETÁRIO CAVAGNINI.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/index.asp?vEditoria=&vCod=45950

ENQUANTO O GM REBOLA, O CAVAGNINI ENROLA A VIOLÊNCIA ESTRAPOLA.

Cosmópolis: 2 são presos após assaltar restaurante

Dois homens foram presos durante um assalto a um restaurante na Vila Calil, em Cosmópolis, na tarde de domingo (4). A Polícia Militar recebeu uma denúncia e, quando chegou ao local, um homem armado avisou os outros assaltantes, que fugiram, mas dois foram detidos. Com eles, a polícia apreendeu um revólver, uma pistola de uso restrito e R$ 1,8 mil em dinheiro e cheques.

4.5.08

3.5.08

GUARDA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS É DESTAQUE NO JORNAL CORREIO POPULAR.

GMs brincam com armas em vídeo
Imagens na internet mostram agentes manuseando espingarda e revólver de maneira perigosa enquanto dançam e cantam

Da Agência Anhangüera
Quatro agentes da Guarda Municipal de Cosmópolis aparecem fardados em um vídeo divulgado no YouTube brincando com armas, durante o turno de trabalho. Nas imagens, gravadas por um deles, os GMs manuseiam de forma perigosa uma espingarda calibre 12 e um revólver; dançam e fazem comentários de cunho racista e ironizam o próprio trabalho. No vídeo de menos de 30 segundos, eles aparecem numa suposta ronda em uma estrada rural. Ninguém da Prefeitura foi encontrado ontem para comentar o assunto, mas o Executivo divulgou uma nota oficial em um jornal local em que condena o comportamento dos servidores e determina o afastamento dos quatro, até que sejam apuradas as responsabilidades. O vídeo começa com um deles apresentando os colegas. Identifica o primeiro como sendo Vilalba Santana. O “apresentador”, que não se identifica pelo nome em nenhum momento, chama um segundo colega de Silva e brinca com a cor da pele de um terceiro. “Esse aqui é o pretinho, picolé de asfalto”, que ri e parece não se importar com o comentário. Em seguida, ele próprio explica o que estão fazendo ali. “Isso aqui é um patrulhamento rural”, diz ele. Todos eles riem do comentário. O “apresentador”, em seguida, chama a atenção para si. Mostra a espingarda. Aponta a arma para os lados e para baixo, e canta e dança. Primeiro, cantarola a tradicional trilha sonora do Programa do Silvio Santos. Neste ponto, ela dá as costas para a câmera e rebola. Em seguida, faz a chamada dança do siri, do programa Pânico na TV — a quem chama de dança-padrão. Ele não parece se incomodar com o risco de disparo da arma, acomodada ao lado do corpo. Silva entra em cena e exibe um revólver cujo tambor está aberto. “Eu só tinha uma munição e ela ficou. Ela (a bala) não saiu”, dizia ele, como se tivesse tentado a atirar. “Ainda bem que ela (a bala) não saiu”, respondeu um dos guardas. Nota Oficial: Na nota oficial da Prefeitura, a Administração informou que ao tomar conhecimento do vídeo veiculado na internet determinou o afastamento dos quatro guardas por 45 dias e instaurou uma comissão especial para apurar o caso. “A Prefeitura Municipal de Cosmópolis lamenta os fatos ocorridos e destaca que está tomando todas as providências que o caso requer. Salienta ainda que a Guarda Municipal de Cosmópolis sempre foi motivo de respeito e orgulho da Administração Municipal e da população cosmopolense pelos inúmeros serviços prestados à comunidade, e que fatos como o ocorrido não representam a conduta da corporação”, informa um trecho do comunicado.

GUARDA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS É DESTAQUE NO JORNAL TODO DIA.


MINUTOS DE FAMA
GMs são afastados após brincadeiras em vídeo
Site do You Tube mostra guardas dançando com armas em punho; eles viraram motivo de chacota

Claudete Campos - Cosmópolis
Captura de tela
Guarda de Cosmópolis se exibe durante gravação amadoraQuatro guardas municipais de Cosmópolis foram afastados de suas funções por 45 dias e serão investigados por comissão de inquérito porque aparecem em um vídeo no You Tube brincando com armas de fogo, inclusive com uma carabina 12, durante patrulha rural. Os guardas viraram motivo de chacota no município e causaram constrangimento à corporação. Foram afastados os três guardas que aparecem no vídeo e aquele que fez a filmagem caseira. Os nomes foram preservados. Até às 21h35 de ontem haviam sido registrados 4.024 acessos ao vídeo pela Internet. Com a repercussão negativa, a presidência da Câmara vai pedir informações sobre as providências adotadas pela prefeitura.
No vídeo, os guardas fazem brincadeiras ao lado das viaturas e nas proximidades de um canavial. Um dos guardas aparece dançando abraçado à carabina com o cano voltado para o chão, armamento que supostamente não poderia ser usado pelos patrulheiros. Um guarda confirmou que os patrulheiros passaram a ser alvos de chacota na cidade e o vídeo gerou constrangimento. Com a repercussão negativa, a segunda parte do vídeo não foi postada.
Em nota oficial à população, a Prefeitura de Cosmópolis informou que tomou conhecimento do vídeo veiculado na Internet no dia 28 de abril, no qual “guardas municipais praticavam condutas incompatíveis com a função”. E publicou a portaria 5.359 de designação de uma comissão de inquérito para apurar os fatos, apresentar relatório final e as providências cabíveis no prazo de 45 dias. Os guardas ficarão afastados pelo mesmo período.
“A Prefeitura de Cosmópolis lamenta os fatos ocorridos e destaca que está tomando as providências que o caso requer. Salienta ainda que a Guarda Municipal de Cosmópolis sempre foi motivo de respeito e orgulho da Administração Municipal e da população cosmopolense pelos inúmeros serviços prestados à comunidade e que fatos como o ocorrido não representam a conduta da corporação”, menciona a nota.
“Eu vi o vídeo. É escandaloso”. A afirmação é do presidente da Câmara de Cosmópolis, Renato Trevenzoli (PTB). “O vídeo é lamentável. Tem que ser tomadas providências porque denigre a imagem de toda a corporação por causa de um fato isolado”, ressaltou. Por isso, ele formulará requerimento na segunda-feira para pedir informações à prefeitura sobre as providências tomadas. Também quer saber se a carabina que aparece no vídeo é da corporação e se está registrada.
A Assessoria de Imprensa da prefeitura informou que o prefeito José Pivato (PT) viu o vídeo segunda-feira, convocou o departamento jurídico e abriu sindicância para apurar os fatos. O prefeito não comentou com a assessoria se vai pedir para tirar o vídeo do site. A reportagem deixou recado com o atendente da Guarda ontem à tarde, para o comando da corporação entrar em contato, o que não aconteceu até o fechamento desta edição e nem conseguiu localizar os guardas envolvidos.
Presidente de ONG diz ser reprovável

O presidente da ONG (Organização Não Governamental) Aquárius, Antonio José Miguéis, disse que os guardas tentaram fazer uma brincadeira, mas o caso tomou outra dimensão. Ele estranhou o uso de uma arma de grosso calibre pelo guarda sem autorização da Polícia Federal. Para ele, o caso demonstra falhas no comando.
“Como cidadão estou indignado e perplexo pelo que está sendo mostrado no site do You Tube. Isso é um absurdo. Um abuso inaceitável. Inadmissível. Reprovável. Armas de fogo têm seu uso específico e brincadeiras assim podem até configurar em crime. É o suado dinheiro do contribuinte usado para essas coisas num suposto patrulhamento rural, como é informado pelos próprios guardas no vídeo. E o que mais eles aprontam que não foi filmado?”, questiona Miguéis.
A entidade entrou com representação que se transformou em ação civil pública por indícios de inconstitucionalidade da corporação, como invasão de domicílio sem mandado de busca. Miguéis acredita que esta crise possa contribuir para a evolução da corporação, pois aponta necessidade de tratamento psicológico, maior controle das armas e regularização do porte. “Essa crise talvez sirva para botar o poder público na linha. A gente quer seriedade. Não quer truculência”, disse Miguéis.
O presidente da Câmara, Renato Trevenzoli (PTB), disse que os projetos de criação da Corregedoria e da Ouvidoria da Guarda foram aprovados mês passado. A criação dos órgãos é obrigatória para garantir a assinatura de convênio com a Polícia Federal para regularizar o porte.

GUARDA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS É DESTAQUE NO SITE "COSMO ON LINE"

http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=224994

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07